PERFUME e suas curiosidades...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
AROMA ATRAVÉS DOS TEMPOS, ORIGEM DOS PERFUMES
Desde que o homem primitivo aprendeu as técnicas de preparar o fogo, começou a modificar o cheiro da fumaça pela adição de ervas e plantas aromáticas.

No período Neolítico, a Idade da Pedra, à 4000 AC, houve a transição do modo de vida nômade para tribos assentadas. Isso propiciou o cultivo de plantas e o domínio da extração de óleos essenciais, através da pressão feita com as pedras.


As civilizações antigas evocavam os espíritos do céu em rituais com queima de ervas, acreditavam que os deuses alimentavam-se do incenso, em latim "per fumum".

Esta é a origem da palavra perfume.

Os egípcios usavam óleos essenciais no processo de mumificação; gregos e romanos perfumavam a sí próprios e também os móveis de suas casas.


No século 10 DC um alquimista árabe descobriu o método da destilação e preparou a 1ª Água-de-Rosas do mundo.

No final do século 13 DC o cheiro de lavanda tornou-se popular em toda a Europa, mas foi somente na França Renascentista que a perfumaria tornou-se uma arte.

Com o crescimento da indústria química no século



O OLFATO

O olfato é o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias.

Perfumes ou odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo. Além disso, o olfato nos informa a origem de cada coisa e está intimamente relacionado ao instinto de sobrevivência.

Não raro "algo que não cheira" bem nos avisa de que há algo errado com um alimento ou até com uma situação.

Fechar os olhos é o primeiro passo para apurar este sentido. Depois, tente reconhecer os aromas ácidos, cítricos e doces presentes em diferentes flores, ervas, perfumes.

E também vale "dar um cheiro", como dizem os baianos, nas pessoas queridas.

Os perfumes são um dos grandes meios de comunicação entre os indivíduos. Quando escolhemos uma fragrãncia, buscamos um meio para transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções. As fragrâncias são assim, formas que utilizamos para sermos percebidos e notados através das sensações que causam.

Você decide qual aroma quer sentir, transmitir...


Adri Alves


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Ewertton Nunes

6 comentários:

Amelhinha Sá disse...

Ou seja o aroma nos deixa a flor da pele. LITERALMENTE!

Anônimo disse...

Posso dizer que através do cheiro lembranças voltam à tona, subitamente vem a nossa mente a pessoa de cheiro marcante. E o que não podemos deixar de comentar, é que através das fragrâncias nos atraímos pelos outros, e mais tantas outras emoções são guardadas para sempre na memória olfativa.

Ewertton Nunes disse...

Somos então o cheiro que exalamos... A nossa história é transportada então pelo ar e pode entrar na lembrança de alguém pelo nariz! Temos que sempre deixar um cheiro bom para que possamos sempre ser lembrados como um perfume agradável, nem muito doce, nem o oposto... Apenas um perfume marcante.

Amelhinha Sá disse...

"Somos então o cheiro que exalamos" Gostei disso!

Dayanne disse...

Somos corpo e também alma, o que nos move é o sentimento, somos emoção muito mais que razão...somos a mais pura essência, as mais marcantes são as mais raras e únicas!

Fêfa Matos disse...

È tão bom relembrar algo que foi marcante em nossas vidas através do cheiro do ambiente e das pessoas que estavam presentes. Somos "transportados" para essas lembranças e as tentamos revive-las, isso faz de nós mais humanos, mais emoção, puros e sinceros com os sentimentos.

Postar um comentário