DIREÇÃO COREOGRÁFICA COM SUAVE PERFUME

domingo, 9 de maio de 2010
PERFUME é uma experiência inovadora para a Espaço Liso Cia. de Dança, em diversos aspectos, mas será tratado aqui, especificamente, um elemento nunca antes experienciado: A DIREÇÃO COREOGRÁFICA.A Espaço Liso conheceu Ana São José quando foi convidada a debater os espetáculos participantes da 2ª SEMANA SERGIPANA DE DANÇA, em Aracaju no ano de 2008. A companhia gostou muito de sua forma de analisar e contribuir para a melhoria dos trabalhos. No nosso caso, o trabalho avaliado foi Disfarça e Chora... Espaço Liso Dança Cartola. Percebemos que Ana São José via além, comentando detalhadamente o exposto e acrescendo aos seus comentários possibilidades. A companhia saiu extremamente satisfeita do encontro, todas as observações eram pertinentes e, acima de tudo, com conhecimento.
Quando soubemos da sua residência em Aracaju, anos depois, foi imediata a necessidade de tê-la observando o processo de PERFUME. A companhia tinha certeza que o seu olhar imparcial iria nortear o processo de construção do espetáculo. O seu contato inicial com PERFUME foi na pré-estreia que aconteceu dentro da I Virada Cultural. A apresentação nos rendeu muitos encontros e discussões acerca da linguagem, estética, elementos cênicos e principalmente sobre a dita "qualidade de movimento", que não é necessariamente a execução impecável de movimentos – e que também não deixa de ser. Então resolvemos convidar oficialmente Ana São José para executar a direção coreográfica.

"Eu sempre hesitei em ter um olhar de fora, não por vaidade ou qualquer motivo de origem egocêntrica, mas precisava de um olhar que partilhasse uma percepção parecida com a minha, que entendesse a linguagem a qual investigo. O meu receio em convidar alguém para ser o "terceiro olho", o “olho externo”, era de descaracterizar o universo que pensava para a obra. Sabia que delegar uma função que interfere diretamente na coreografia seria algo extremamente delicado, uma vez que, um espetáculo precisa reproduzir o olhar do seu criador, do seu proponente.
(Ewertton Nunes)


Mas que bom que encontramos esse olhar: Ana São José! A sua maneira ímpar de ser cria uma atmosfera propícia para a criação, para a escuta e para a partilha. Com ela tudo é mais agradável e eficaz, é uma profissional que consegue ser prática e fundamentada sem perder, acima de tudo, a leveza.

“O que eu precisava basicamente era extrair o que havia despejado em excesso na obra, a minha compulsividade por criação e vontade de dizer sempre mais acerca dos temas acaba às vezes ultrapassando o equilíbrio cênico. Desta vez eu pude voltar a ser conduzido também, me focar mais enquanto intérprete (não é fácil ter em suas mãos tantas atribuições em um espetáculo)”.
(Ewertton Nunes)

A Espaço Liso Cia. de Dança reconhece a importância desta profissional no crescimento da dança em Sergipe nos últimos quatro anos. Neste curto tempo, mostra a vontade de somar, seja na área acadêmica ou artística. PERFUME é um trabalho "melhor do que na virada" (piada interna) por conta do olhar generoso e profissional desta mulher! Um ser que possui a junção de tantos nomes simples e significativos: "ANA MARIA DE SÃO JOSÉ" ou somente "Ana São José"... Com tantos nomes que nos remetem ao nosso imaginário, só poderia ser uma pessoa semiótica, sensível, um olhar nada usual que consegue enxergar a dança com propriedade e acima de tudo com respeito.
OBRIGADO ANA SÃO JOSÉ! E este é só o começo!
Ana São José é dançarina, coreógrafa, pesquisadora e educadora. Formada em Educação Física pela UFJF, Especialização em Coreografia pela UFBA, Mestre em Artes Cênicas pela UFBA e Professora de dança da Universidade Federal de Sergipe. Atuou durante anos no mercado das Artes Cênicas da Bahia e Minas Gerais.




ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ESPAÇO LISO: 
Ewertton Nunes

11 comentários:

Edu O. disse...

Ana é, além de uma grande profissional, uma maravilhosa companheira. Desejo sempre por perto.

Diretor disse...

Realmente Ana São José é a pessoa certa. ela olha os detalhes, se preocupa com todos e todas as possibilidades de um trabalho. Fico feliz por saber que a Espaço Liso Cia. de Dança tem em sua ficha técnica alguém como Ana São José.
Parabéns pelo trabalho.

Unknown disse...

A expressão em evidência, o contato, o diálogo dos corpos no mundo.
A linguagem movimento relacionando e emergindo sentidos.
Encontro Ana nesse espaço: da experiência e deleite do corpo.
Viva!

Unknown disse...

Ela consegue fazer milagres com corpos que jamais imaginaríamos um dia possuir um movimento com coerência. Desde o primeiro dia que vi a síncope do seu samba de break, roda, garfieira e até enrredo me apaioxonei pela pessoa e pela dançarina!
Você é luz! Gosto de ver sua estrela brilhando...
Com carinho,
Jana

Unknown disse...

Você sabe que vc merece viu tia !!!

bjus e sucesso

Pousada Sítio Paraíso disse...

Ana é o que há...Sucessoooooooooooooo

Fêfa Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Projeto de arte-educação Turma do Sítio disse...

Não é de admirar o elogio ao trabalho de Ana São José, visto o comprometimento com aquilo que ela acredita e abraça, aliás, característica marcante dessa mulher que já nos trouxe muitas alegrias em Salvador e por onde passa. Ana, parabéns por esse novo trabalho!

Fêfa Matos disse...

Está sendo ótimo ter Ana na Espaço Liso. Aprendemos todos os dias com "essa menina" rsrs. Sua experiência nos ajuda a perceber o que não vemos quando estamos em cena. Obrigada Ana, e que possamos estar juntos em muitos outros trabalhos.

Unknown disse...

[b]Quem é essa menina? kkkkkk
O que eu tenho pra falar é..
Que adoreeei conhecê-la e tê-la por perto durante o processo. É uma pessoa simples, alegre, verdadeira e competente.
Como Fêfa diz, você percebe tudo o que não vemos quando estamos em cena.
E cabe a nós trabalhar, até que a intenção do movimento seja alcançada.
Muito obrigada "essa menina", por tudo.
Até a próxima!!! =)

Beijão!!

Unknown disse...

O trabalho de Ana São José é um misto de profissionalismo, experiência e amizade. Ela consegue trazer contribuições únicas e valiosas na hora e local certos, de modo sutil e claro. A Liso CIA de Dança, que é simplesmente cativante e me comoveu na Mostra de Dança Sergipana com a junção de técnica, fluidez e emoção, agora ficou ainda mais perfeita. PARABENS POR ESTA COMBINAÇÃO SUBLIME! um grande abraço,
Ciane.

Postar um comentário