A temporada no Teatro Lourival Baptista está acabando, dia 28 é a última chance de conferir o Esptáculo "PERFUME". Aguardamos você lá!
TON TOY (maestro "percussio-perfumista") - DIREÇÃO MUSICAL - Marcante e intensa como um "Perfume"
"MÚSICA COM PERFUME"
A idéia de uma musicalidade marcante surgiu no primeiro esboço do projeto "PERFUME". A companhia queria trabalhar com uma banda ao vivo, mas que este elemento tivesse uma associação com o espetáculo, pulsasse junto com os intérpretes, que pudesse dançar junto com eles. As melodias e as letras deveriam ser complementares à narrativa e falar tanto quanto os movimentos sobre o íntimo das personagens.
A música, assim como o perfume, está associada à lembranças de momentos e pessoas que tiveram significados únicos em nossa existência, seja no tocante aos acontecimentos leves ou aos mais funestos.
A música, assim como o perfume, está associada à lembranças de momentos e pessoas que tiveram significados únicos em nossa existência, seja no tocante aos acontecimentos leves ou aos mais funestos.
Quando falamos em perfumes pensamos em "composição". O perfume tal qual uma sinfonia, possui uma estrutura e os mestres da perfumaria, assim como os compositores, dão destaque a "notas" que emergem e se harmonizam. Por isso mesmo, a música do novo trabalho da ESPAÇO LISO CIA. DE DANÇA precisava ter um "buquê"( uma estrutura "classica" e "moderna") que reverberasse poesia aos ouvidos e aos demais sentidos consequentemente... Nos fizesse sentir as "notas" como um perfume intenso. O "tema" faz parte do processo de um perfume e na música o "tema" também é algo recorrente. Foi a partir do tema do espetáculo, dos temas de cada ação cênica, de cada elemento de composição coreográfica que nasceram, ou se enquadraram as melodias.
FALANDO SOBRE:
TON TOY "O PERCUSSIONISTA MAESTRO"
"Ton Toy desenvolve trabalhos para dança em Sergipe há algum tempo. Eu já havia visto algumas das suas "viagens musicais" somadas ao movimento, em alguns eventos do gênero aqui em Sergipe.
Alguns grupos e artistas independentes utilizaram a maravilhosa técnica e entrega do percussionista "TON TOY" em suas coreografias, mas ao meu ver, de forma ainda modesta. Alguns espetáculos recentes deram um pouco mais de espaço para que ele utilizasse a sua vivência na música em suas trilhas e Tontoy desenvolveu um trabalho maravilhoso. Quando eu assisti às suas mais recentes composições e participações nos espetáculos, não tive dúvida: esse é o cara!
Quando eu falei da idéia de "PERFUME", ainda de forma informal, automaticamente ele me mostrou possibilidades, estratégias... No dia seguinte já sabia o que faria, se debruçou sobre o projeto com um carinho e sinceridade que me deram muita tranquilidade. Eu percebi que poderia entregar em suas mãos a fórmula do meu "PERFUME", para mim tão precioso, e ele cuidaria com muita resposabilidade e zelo. Em tempo recorde Tontoy ensaiou com os músicos, dirigiu os acordes, e nos apresentou a trilha sonora.
Uma coisa que não posso deixar de mencionar aqui, é o fato de que o espetáculo já estava pronto e fora ensaiado e concebido com outra trilha sonora. O repertório musical era composta por nomes ainda sem grande projeção da nova MPB, o que tornava o desafio ainda maior, pois, os bailarinos já estavam embebidos pela atmosfera das canções. Ton Toy em momento algum descartou esta referência, captou a textura dos movimentos, percebeu o universo das melodias que dançávamos e quando nos apresentou a trilha original, percebemos que a antiga não mais faria falta.
Apesar de sempre encontrar Ton Toy por aí, em shows, eventos artísticos e até partilhar algumas vivências com projetos sociais... Eu não conhecia o artista inquieto, que pensa música o tempo todo e percebe harmonia nas coisas mais inusitadas... A identificação com a personalidade dele foi imediata. Ton Toy rege a sua arte com uma precisão ritmica impressionante. Para ele é sempre "tempo" e nunca há "contratempo".
Eu gosto de pessoas desmedidas com o fazer artístico, para mim, a melhor coisa que existe é trabalhar com pessoas "loucas", artistas que desatinados fazem arte como respiram... Ton Toy é assim! Veloz na sua calmaria, perspicaz, sensível ao acaso, entregue a possibilidades e organizado na busca por desordem.
TON TOY foi um maestro "percussio-perfumista". Ele compôs a banda, selecionou cada músico com sensibilidade, buscou os elementos perfeitos para que o "PERFUME" fosse arrebatador, ele colocou uma dose de cada essência nas melodias, ele testou a fórmula, brincou com a estruturas do clássico e do moderno, as "notas" e os "acordes", ele foi imprescindível."
Ewertton Nunes (diretor e coreógrafo)
A Espaço Liso Cia de DAnça está embriagada com o "PERFUME" que TON TOY, o "percussionista maestro", nos fez sentir. A essência do seu profissionalismo, a indescritível fragrância que exala a sua alma nos trouxe harmonia e realização. O seu cheiro já está marcado na lembrança, a sua música vai sempre reverberar no nosso coração, por sua culpa, nunca mais ouviremos uma música sem sentir o perfume que ela emana.
A Espaço Liso Cia. de Dança e TON TOY ainda vão proporcionar muitas experiências sensoriais juntos!
*Ton Toy é músico, fundador do grupo de percussão experimental "LATEIROS CURUPIRA", um dos percussionistas mais requisitados de Sergipe.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ESPAÇO LISO:
Ewertton Nunes
DIREÇÃO COREOGRÁFICA COM SUAVE PERFUME
PERFUME é uma experiência inovadora para a Espaço Liso Cia. de Dança, em diversos aspectos, mas será tratado aqui, especificamente, um elemento nunca antes experienciado: A DIREÇÃO COREOGRÁFICA.A Espaço Liso conheceu Ana São José quando foi convidada a debater os espetáculos participantes da 2ª SEMANA SERGIPANA DE DANÇA, em Aracaju no ano de 2008. A companhia gostou muito de sua forma de analisar e contribuir para a melhoria dos trabalhos. No nosso caso, o trabalho avaliado foi Disfarça e Chora... Espaço Liso Dança Cartola. Percebemos que Ana São José via além, comentando detalhadamente o exposto e acrescendo aos seus comentários possibilidades. A companhia saiu extremamente satisfeita do encontro, todas as observações eram pertinentes e, acima de tudo, com conhecimento.
Quando soubemos da sua residência em Aracaju, anos depois, foi imediata a necessidade de tê-la observando o processo de PERFUME. A companhia tinha certeza que o seu olhar imparcial iria nortear o processo de construção do espetáculo. O seu contato inicial com PERFUME foi na pré-estreia que aconteceu dentro da I Virada Cultural. A apresentação nos rendeu muitos encontros e discussões acerca da linguagem, estética, elementos cênicos e principalmente sobre a dita "qualidade de movimento", que não é necessariamente a execução impecável de movimentos – e que também não deixa de ser. Então resolvemos convidar oficialmente Ana São José para executar a direção coreográfica.
"Eu sempre hesitei em ter um olhar de fora, não por vaidade ou qualquer motivo de origem egocêntrica, mas precisava de um olhar que partilhasse uma percepção parecida com a minha, que entendesse a linguagem a qual investigo. O meu receio em convidar alguém para ser o "terceiro olho", o “olho externo”, era de descaracterizar o universo que pensava para a obra. Sabia que delegar uma função que interfere diretamente na coreografia seria algo extremamente delicado, uma vez que, um espetáculo precisa reproduzir o olhar do seu criador, do seu proponente.
(Ewertton Nunes)
Mas que bom que encontramos esse olhar: Ana São José! A sua maneira ímpar de ser cria uma atmosfera propícia para a criação, para a escuta e para a partilha. Com ela tudo é mais agradável e eficaz, é uma profissional que consegue ser prática e fundamentada sem perder, acima de tudo, a leveza.
“O que eu precisava basicamente era extrair o que havia despejado em excesso na obra, a minha compulsividade por criação e vontade de dizer sempre mais acerca dos temas acaba às vezes ultrapassando o equilíbrio cênico. Desta vez eu pude voltar a ser conduzido também, me focar mais enquanto intérprete (não é fácil ter em suas mãos tantas atribuições em um espetáculo)”.
(Ewertton Nunes)
A Espaço Liso Cia. de Dança reconhece a importância desta profissional no crescimento da dança em Sergipe nos últimos quatro anos. Neste curto tempo, mostra a vontade de somar, seja na área acadêmica ou artística. PERFUME é um trabalho "melhor do que na virada" (piada interna) por conta do olhar generoso e profissional desta mulher! Um ser que possui a junção de tantos nomes simples e significativos: "ANA MARIA DE SÃO JOSÉ" ou somente "Ana São José"... Com tantos nomes que nos remetem ao nosso imaginário, só poderia ser uma pessoa semiótica, sensível, um olhar nada usual que consegue enxergar a dança com propriedade e acima de tudo com respeito.
OBRIGADO ANA SÃO JOSÉ! E este é só o começo!
Ana São José é dançarina, coreógrafa, pesquisadora e educadora. Formada em Educação Física pela UFJF, Especialização em Coreografia pela UFBA, Mestre em Artes Cênicas pela UFBA e Professora de dança da Universidade Federal de Sergipe. Atuou durante anos no mercado das Artes Cênicas da Bahia e Minas Gerais.
Quando soubemos da sua residência em Aracaju, anos depois, foi imediata a necessidade de tê-la observando o processo de PERFUME. A companhia tinha certeza que o seu olhar imparcial iria nortear o processo de construção do espetáculo. O seu contato inicial com PERFUME foi na pré-estreia que aconteceu dentro da I Virada Cultural. A apresentação nos rendeu muitos encontros e discussões acerca da linguagem, estética, elementos cênicos e principalmente sobre a dita "qualidade de movimento", que não é necessariamente a execução impecável de movimentos – e que também não deixa de ser. Então resolvemos convidar oficialmente Ana São José para executar a direção coreográfica.
"Eu sempre hesitei em ter um olhar de fora, não por vaidade ou qualquer motivo de origem egocêntrica, mas precisava de um olhar que partilhasse uma percepção parecida com a minha, que entendesse a linguagem a qual investigo. O meu receio em convidar alguém para ser o "terceiro olho", o “olho externo”, era de descaracterizar o universo que pensava para a obra. Sabia que delegar uma função que interfere diretamente na coreografia seria algo extremamente delicado, uma vez que, um espetáculo precisa reproduzir o olhar do seu criador, do seu proponente.
(Ewertton Nunes)
Mas que bom que encontramos esse olhar: Ana São José! A sua maneira ímpar de ser cria uma atmosfera propícia para a criação, para a escuta e para a partilha. Com ela tudo é mais agradável e eficaz, é uma profissional que consegue ser prática e fundamentada sem perder, acima de tudo, a leveza.
“O que eu precisava basicamente era extrair o que havia despejado em excesso na obra, a minha compulsividade por criação e vontade de dizer sempre mais acerca dos temas acaba às vezes ultrapassando o equilíbrio cênico. Desta vez eu pude voltar a ser conduzido também, me focar mais enquanto intérprete (não é fácil ter em suas mãos tantas atribuições em um espetáculo)”.
(Ewertton Nunes)
A Espaço Liso Cia. de Dança reconhece a importância desta profissional no crescimento da dança em Sergipe nos últimos quatro anos. Neste curto tempo, mostra a vontade de somar, seja na área acadêmica ou artística. PERFUME é um trabalho "melhor do que na virada" (piada interna) por conta do olhar generoso e profissional desta mulher! Um ser que possui a junção de tantos nomes simples e significativos: "ANA MARIA DE SÃO JOSÉ" ou somente "Ana São José"... Com tantos nomes que nos remetem ao nosso imaginário, só poderia ser uma pessoa semiótica, sensível, um olhar nada usual que consegue enxergar a dança com propriedade e acima de tudo com respeito.
OBRIGADO ANA SÃO JOSÉ! E este é só o começo!
Ana São José é dançarina, coreógrafa, pesquisadora e educadora. Formada em Educação Física pela UFJF, Especialização em Coreografia pela UFBA, Mestre em Artes Cênicas pela UFBA e Professora de dança da Universidade Federal de Sergipe. Atuou durante anos no mercado das Artes Cênicas da Bahia e Minas Gerais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ESPAÇO LISO:
Ewertton Nunes
"PERFUME" CURTA TEMPORADA
Postado por
ESPAÇO LISO CIA. DE DANÇA
às
20:38
CURTA TEMPORADA "PERFUMADA"
Depois da estreia oficial na IV SEMANA SERGIPANA DE DANÇA, dia 02 de Maio no Teatro Tobias Barreto, o espetáculo "PERFUME" entra em pequena temporada no mês de Maio, o palco do Teatro Lourival Baptista apresenta nos dias 06, 13 e 28 o mais novo trabalho da Espaço Liso Cia. de Dança. O horário da apresentação é 20:30 horas e o valor do ingresso é de R$ 10,00 ( inteira) e R$ 5,00 (meia).
Vale lembrar que perfume tem a censura de 18 anos!
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Ewertton Nunes
Assinar:
Postagens (Atom)